Todo mundo ou quase todo mundo quer um pouco mais de espaço em casa, não é?
Mas no fundo, isso nem sempre significa que as pessoas querem uma casa maior. Afinal, isso implica em mais trabalho para limpar, fazer manutenção, decorar, reformar, entre outras coisas que envolvem custo de tempo e dinheiro.
Ao pensar em ter mais espaço em casa normalmente significa que os moradores querem utilizar melhor os espaços, e isso pode ser feito de várias maneiras: investindo na decoração, em móveis planejados, na organização, etc.
Tudo isso sem que seja necessário aumentar os metros quadrados e muito menos te faça procurar por um imóvel maior, te obrigando a fazer um investimento que você não tem muita certeza se é realmente necessário.
Por isso, separamos algumas dicas para utilizar melhor os espaços.
Ideias que não são interessantes apenas para apartamentos pequenos, mas também para casas de dois pisos ou imóveis que uma vez já pareceram tão grandes e agora parecem pequenos diante das novas necessidades.
Mas será que a casa realmente ficou pequena?
Conheça algumas ideias de organização, decoração e utilização de espaços que são capazes de resolver muitos problemas!
Depois conta para gente se realmente tava faltando metros quadrados na sua casa ou se era apenas uma questão de otimização. ;)
1) Ambientes integrados
A sala costuma ser o ambiente mais amplo das residências, pois é nela onde passamos muito tempo, seja em família, com amigos ou em boa companhia vendo filmes e séries.
A sala de estar e sala de jantar integradas já são uma realidade de muitos imóveis, mas na busca pela ampliação dos ambientes, integrar a cozinha a estes espaços traz um resultado bastante positivo.
Juntas, sala de estar, jantar e cozinha formam um espaço amplo, que pode ser delimitado de forma 'invisível' com móveis.
A cozinha em ilha com um balcão que também é mesa para refeições elimina a necessidade de uma mesa tradicional que ocuparia ainda mais espaço.
Além disso, a bancada que também serve para refeições é ótima para famílias e pessoas que gostam de passar tempo de qualidade cozinhando.
2) Utilize espaços ociosos
Transformar os espaços os utilizando de uma maneira diferente do comum é uma ótima solução. Mas e quando certos espaços simplesmente não podem ser adaptados?
Por exemplo, tem como melhorar uma escada? Não há nada que se possa fazer em relação a área e dimensão que elas ocupam em uma casa de dois pisos.
Mas lidar com essa limitação é a única forma de dar um novo significado para a área que fica embaixo da escada, normalmente ociosa.
Tá faltando espaço para a adega de vinhos e bebidas? Aquele vão é ideal para esse tipo de adaptação.
E essa área não precisa ser destinada apenas para armazenamento. Ela pode virar também um espaço de uso comum, como um escritório.
Com uma escrivaninha e equipamentos aquele pode virar um ótimo local para home office.
Outro local que pode ser otimizado é embaixo da cama. Uma área será ocupada de qualquer maneira pelo colchão.
Será que você realmente precisa colocar uma sapateira no quarto ou na lavanderia? Usando caixas, cestos ou potes seus calçados podem ser bem organizados e armazenados debaixo da cama, numa área que antes não tinha nenhuma função.
No vídeo abaixo, existem outras sugestões de como usar esse espaço, com alguns cuidados especiais caso o armazenamento seja para lençóis, roupas de cama, etc.
3) Use a pintura a favor dos espaços
A pintura trata-se de uma das principais alternativas para transformar os cômodos.
Mesmo imóveis considerados médios ou grandes podem e devem apostar nas cores claras quando o objetivo é provocar a sensação de amplitude.
De acordo com o que você deseja, sugestões de como pintar o cômodo completo, pintar somente uma parede, pintar o teto ou somente o rodapé, entre outras coisas, são imprescindíveis para alcançar o resultado desejado.
Clique aqui você pode ver mais dicas sobre esse efeito.
Outra solução que exige um pouco menos de esforço e uma reforma ou pintura é usar espelhos.
Eles são uma ótima escolha para dar aquela sensação que o ambiente é maior do que a realidade. E isso implica diretamente no conforto.
4) Invista em móveis multifuncionais
Quanto mais referências você tiver ao buscar móveis funcionais, melhor. Por isso, não tenha medo de passar horas buscando em sites como o Pinterest ou perfis de decoração no Instagram.
Além de inspiração ser sempre bem vinda, a chance de encontrar uma casa, um cômodo ou um canto muito parecido com o que você tem, organizado de um jeito que você gostaria é grande.
Os móveis funcionais podem ser para qualquer cômodo e podem ter as mais variadas funções: desde uma mesinha sob medida ao lado do sofá, um rack com base giratória para a televisão, uma prateleira que se encaixa perfeitamente entre o vão da parede e a lavadora de roupas.
Ou seja, repense a funcionalidade dos móveis!
5) Ocupe menos espaço
Parece algo muito óbvio para se dizer e difícil de se praticar, afinal, o que você quer realmente é ampliar o espaço para utilizá-lo, não é?
Por isso, ao usar soluções que ocupam menos espaços que os móveis e estruturas tradicionais você pode alcançar exatamente o resultado que você deseja.
Por exemplo, normalmente o que as pessoas têm em suas casas é uma estante encostada na parede. Nessa área, cerca de pelo menos 40 centímetros são ocupados na composição largura da parede + largura da estante.
Você já pensou em substituir a parede da sala por uma estante robusta, que além de ter espaço para livros e objetos, cumpre o papel de dividir a sala de estar e jantar, mas sem que você precise perder espaço para uma parede?
É um tipo de solução simples que deixa os ambientes mais arejados, integrados e menos tradicionais, garantindo conforto, mas sem que você precise abrir mão de privacidade entre um cômodo e outro.
Outra solução é o uso de portas de correr. Em muitos apartamentos elas já ganharam até característica de divisória.
O benefício, entre tantas coisas, é não perder aquele espacinho que fica atrás da porta e ainda ter uma sensação bem mais fluída entre um cômodo e outro.
Ao tentar ampliar os espaços de casa não adianta se frustrar e achar que não tem solução a não ser buscar uma casa maior.
Com um pouco de criatividade, inteligência e organização é possível alcançar resultados incríveis e transformar completamente um cômodo ou até um imóvel.
Por isso, pesquise bastante, converse com arquitetos e designers de interiores.
O dinheiro que você quer economizar resolvendo tudo sozinho pode ser muito bem investido trabalhando junto com quem entende do assunto.
O resultado final será incrível para sua família!