Existem dezenas de motivações por trás do desejo de mudar de cidade, de estado ou até mesmo de país. E até que uma mudança como essa seja realizada, centenas de expectativas e objeções passam pela cabeça das pessoas envolvidas na mudança.

No fim, cada família ou indivíduo vai tomar decisões baseadas em motivos bastante particulares. Ao mesmo tempo, todos vão se basear em informações, dados, pesquisas e conversas com outros moradores a fim de entender melhor a cidade de destino.

A verdade é que mesmo assim, a sensação de estar se arriscando dificilmente desaparece até que a mudança seja realizada e você finalmente comece a viver e se adaptar à cidade.

A fim de tornar esse processo de escolha menos complexo, nós criamos este artigo para te ajudar a identificar as características de uma cidade boa para morar.

Como identificar uma cidade boa para morar

Faça uma análise da infraestrutura da região

Observar os principais estabelecimentos e locais estratégicos da cidade e do bairro que você está pesquisando para morar é o primeiro ponto de partida.

Ter supermercados, bancos ou caixas eletrônicos, panificadoras, farmácias e hospitais a poucos minutos, seja para se locomover a pé ou de carro, será um grande diferencial.

Nos grandes centros, é comum que esses estabelecimentos estejam numa distância considerável e, mesmo quando estão próximos, exigem que você enfrente trânsito para acessá-los.

Ao analisar uma cidade boa para morar, você deve buscar regiões e bairros que possuem esses pontos estratégicos nas redondezas.

Isso porque, por se tratar de uma cidade menor, eles certamente poderão ser acessados com facilidade numa caminhada ou ainda sem congestionamentos se você optar por ir de carro após um dia de trabalho.

Verifique as opções de transporte disponível

Outro fator importante a ser considerado são as linhas de transporte público.

Quem mora na capital de São Paulo, por exemplo, está acostumado com o metrô e toda agilidade que este meio de transporte pode trazer para o dia a dia.

Ao mudar para o interior, a principal e única forma de locomoção são os ônibus.

Devido à extensão territorial e ao número reduzido de habitantes, andar de ônibus em cidades menores traz o benefício de não precisar lidar com os milhões de moradores que utilizam o transporte público diariamente.

No entanto, é interessante acessar o portal do município da cidade que você deseja mudar e buscar a tabela de horários de ônibus e quais bairros são melhor atendidos. 

Observe os horários e a frota de veículos.

Isso vai evitar que você se mude para um bairro ou região com intervalos muito grandes entre um ônibus e outro, o que pode acabar limitando sua autonomia para ir e vir, prejudicando atividades simples como ir ao trabalho.

Faça pesquisas sobre a segurança

Não tem como falar em mudar de cidade e não considerar a segurança.

Esse é um fator que preocupa muitos, senão todos os moradores de qualquer cidade.

É verdade que existem regiões com mais segurança do que outras. Ao mesmo tempo, alguns mitos relacionados à segurança pública também estão sendo deixados para trás.

Um exemplo? Os bairros mais afastados do centro da cidade não são sinônimo de bairros mais violentos. 

Você pode utilizar os veículos de comunicação locais para pesquisar os índices de criminalidade dos últimos anos e, se possível, conversar com moradores daquela localidade para entender como eles se sentem neste aspecto.

Considere seu perfil e o tipo de vida social desejada

Esse é, sem dúvida, um aspecto importante na hora da mudança.

Um equívoco comum é considerar que com a mudança de cidade você também vai mudar seus gostos, costumes e as atividades que te fazem sentir prazer.

Mas não é bem assim!

A mudança envolve adaptação. Você pode se adaptar e explorar novas atividades, mas não deixará de gostar daquelas que você realizava antes.

Saber isso é bastante importante para que, ao chegar numa cidade menor, você e sua família não se sintam frustrados sem poder fazer as mesmas atividades.

Então pense: quais atividades você e sua família não abrem mão? E quais atividades são negociáveis?

O lugar que vocês estão estudando para se mudar possui uma cidade vizinha que oferece as atividades que vocês gostam? É possível se locomover até lá com facilidade a cada 15 dias?

Vale a pena considerar todos esses pontos e entender o que você espera da sua nova moradia e se a cidade de destino pode atender ao estilo de vida que vocês têm ou que estão buscando com essa mudança.

Custo de vida justo

Assim como a segurança, o custo de vida é um assunto que não passa batido!

Uma cidade boa para morar costuma possuir um custo de vida condizente com o salário da região. Então, se você manter o emprego que possui atualmente, ou se trocar para uma empresa da cidade, o custo de vida deve compensar e estar de acordo com toda essa mudança.

De acordo com o desenvolvimento local, financeiro, número de indústrias, varejo e também de supermercados na localidade, estes itens básicos do dia a dia podem variar bastante de uma cidade para outra - mesmo naquelas que têm o mesmo número de habitantes.

Por isso, considere todos esses aspectos antes de mudar.

Como está o desenvolvimento da região?

O cenário é favorável?

Existem empresas ali que estão em processo de expansão e desenvolvimento?

Isso pode dizer muito sobre o futuro financeiro do município!

Considerar a razão ou emoção ao escolher uma cidade boa para morar?

Ao contrário do que você imagina, o ideal é escolher um meio termo entre esses dois sentidos.

Se você seguir unicamente a razão, possivelmente você vai deixar para trás fatores emocionais que vão fazer bastante diferença no seu dia a dia.

Afinal, mudar de casa e cidade envolve descobrir novos locais, novos prazeres, um novo estilo de vida e tudo isso vai impactar na sua felicidade e da sua família - ou seja, na parte emocional.

Com uma busca rápida, você consegue encontrar diversos conteúdos relevantes sobre as melhores cidades para morar no interior

Vale a pena se dedicar ao estudo desses municípios, criar um filtro próprio e quem sabe até desenvolver uma pontuação para que você atribua notas de acordo com os atributos que você considerar mais importante.

Além do mais, não exite em contar com o apoio e orientação de profissionais da área. Além de conhecer bem os municípios, eles têm expertise para identificar as melhores escolhas com base nas necessidades informadas pelas famílias.

Nesse processo, eles farão diferença para encontrar o seu lar ideal!

Postado 
30/12/20
 em 
Morar bem

More from 

Morar bem

 category

Ver todos

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.