Permanecer em casa, em home office, trouxe à tona dezena de sentimentos bons e ruins aos moradores da capital paulista. Depois de meses, retornar ao escritório duas, três ou cinco vezes na semana não trouxe o alívio esperado por quem desejava, finalmente, colocar o pé fora de casa.

O misto de sentimentos vivido no ano de 2020 despertou um monte de desejos e sentimentos que estavam meio esquecidos ou que nunca estiveram ali e que agora parecem fazer todo sentido.

Trabalhar em São Paulo e morar no interior é um deles. A ideia de ter uma casa espaçosa, mais tranquilidade, segurança e redução no custo de vida é realmente atrativa.

Mas trata-se uma realidade que ainda causa insegurança a quem se acostumou com as facilidades que a capital é capaz de proporcionar - mesmo com todos os contras pesando do outro lado.

A partir do interesse verdadeiro de moradores buscando por imóveis no interior de São Paulo, que cresceu 340% no mês de maio de 2020 quando comparado ao mês de janeiro, elaboramos esse artigo com o que você precisa saber sobre a realidade de trabalhar em SP e morar no interior. 

Trabalhar em SP e morar no interior: uma mudança realmente necessária?

Numa olhada rápida em fóruns disponíveis na internet é possível notar que assim como existem dezenas de pessoas pensando em migrar para dezenas de municípios no interior paulista, também existem várias pessoas favoráveis e contrárias a essa decisão.

A realidade é que o quão necessária ou não essa mudança é vai depender única e exclusivamente de cada indivíduo.

A crise sanitária do coronavírus impulsionou a procura por imóveis no interior, mas não é o único ou principal motivo.

Mais que questões financeiras, essa decisão é bastante séria e, normalmente, motivada pela saúde mental, física e pela recuperação da qualidade de vida de um ou mais moradores.

A vontade de morar no interior não é um desejo recente. O que explica o motivo pelo qual a população do interior de São Paulo duplicou nos últimos 25 anos, alcançando a marca de mais de 32 milhões de moradores.

Dessa forma, a partir da compreensão que mudar para o interior é uma necessidade bastante particular que considera a saúde e felicidade, elaboramos alguns aspectos importantes que você deve considerar se essa ideia não sai da sua cabeça.

Como morar no interior e trabalhar na capital

Trabalho remoto sempre, presencial às vezes

Não dá pra começar sem falar sobre ele. O home office tornou tudo mais simples neste aspecto para quem tem internet de alta velocidade e uma moradia que permite acomodar com algum nível de qualidade o trabalho remoto.

O fato é que mesmo após o fim do isolamento, centenas de empresas da capital, incluindo grandes marcas que provocam uma grande movimentação financeira em São Paulo, anunciaram que vão seguir com o trabalho remoto, ou vão possibilitar que os funcionários escolham os dias da semana para ir ao escritório.

Nesse sentido, a possibilidade de não estar diariamente no escritório ou se deslocar apenas para reuniões aparece como um fator positivo a ser analisado.

E se a sua empresa ainda não adotou este modelo, talvez seja o momento de abordar o assunto, estudar o território e entender se existe terreno fértil para você fazer essa migração sem se desligar do trabalho.

Deslocamento sem desgaste

Quando pensamos no deslocamento necessário para ir de um município no interior até o trabalho no centro da capital, quanto tempo você imagina?

A verdade é que esse tempo vai variar de acordo com a cidade escolhida e também de acordo com os dias, levando em conta fatores como férias escolares, faculdade, etc.

Mas considere entre 1h30 e 2h30 para ir e depois para voltar. Sendo que para muitos moradores de locais como a Zona Leste de São Paulo que precisam ir ao centro, passar este período entre ônibus e metrô é uma realidade.

Ou seja, outro motivo que dá ainda mais sentido a essa mudança, sobretudo para ter acesso a uma moradia maior e mais confortável.

A maioria dos municípios do interior além de contarem com os ônibus intermunicipais, também contam com uma alternativa preferível para quem escolhe este veículo como transporte: os ônibus ou vans fretados.

São ônibus com mais conforto, que podem ser pagos mensalmente e saem pontualmente todo dia entre 5h e 6h das cidades do interior com destino a capital paulista.

Para evitar o trânsito do fim do dia, esses mesmos ônibus fretados costumam sair entre 16h30 e 17h com destino as cidades de origem, oferecendo mais conforto aos moradores que podem descansar no trajeto em vez de percorrer esses quilômetros no volante.

Veículo pessoal

Há quem prefira a autonomia de se deslocar com o veículo pessoal, diariamente, do interior ao centro da capital.

Sendo que esta opção é mais recomendada para os moradores que estão em municípios mais próximos de São Paulo, tanto por conta dos pedágios, quanto pelo desgaste de permanecer na direção.

Vantagens de trabalhar em SP e morar no interior

Continuar trabalhando em grandes empresas

Morar no interior, mas continuar trabalhando em SP é uma das maiores, se não a maior preocupação de quem deseja realizar essa migração.

Os salários na capital são maiores, ao mesmo tempo que a experiência de estar em grandes empresas, multinacionais e até startups agrega bastante ao currículo e gera oportunidades de evolução na carreira que ninguém quer abrir mão.

Nesse quesito, manter um emprego na capital - se a sua empresa não possui sede no município para o qual você deseja ir - é uma das principais vantagens de fazer esse movimento, mesmo que para isso você enfrente algumas horinhas de rodovia por dia.

No interior, o custo de vida tendem a ser mais baixos, da mesma forma que os salários. Ou seja, essa opção também representa uma vantagem se o seu objetivo é economizar dinheiro para investir em planos futuros.

Afinal, você continuará recebendo o salário da capital, mas estará vivendo com custos do interior do estado.

Abrir mão do estresse sem abrir mão de alguns serviços

Entre as preparações para quem vai mudar para o interior está uma mudança de hábito necessária.

Isso porque estar na capital do estado e no centro financeiro do país proporciona um ritmo acelerado de vida, da mesma maneira que oferece acesso a serviços durante 24 horas por dia.

Com milhões de pessoas vivendo em uma mesma cidade e turnos tão diferentes de trabalho, as opções de entretenimento e de restaurantes também costumam ser numerosas.

Itens que não vão ser encontrados com a mesma variedade no interior, por isso, exigem uma adaptação na rotina. 

Mas morando tão perto, a cerca de no máximo 2h30, o principal benefício é que o acesso ao cinema, shows, teatro e outros tipos de atrativos relevantes da capital ainda poderão ser acessados com facilidade.

As grandes empresas que sinalizaram positivo para home office permanente

Twitter

A empresa global e com sede em São Paulo foi uma das primeiras a afirmar que o home office seria estendido por tempo indeterminado.

Dessa forma, os funcionários que ocupam cargos que possibilitam trabalhar remoto já podem optar, se assim preferirem, em se deslocar para a sede da empresa somente em dias necessários quando as sedes da empresa estiverem abertas.

XP Inc.

Além de anunciar a possibilidade de realizar home office permanente e horários flexíveis de trabalho (ótimo para se deslocar), a XP Inc. anunciou também a construção de uma nova sede no interior paulista, mais precisamente na cidade de São Roque.

Lá, os funcionários encontrariam espaço para trabalhar, confraternizar, realizar reuniões e encontros de negócios, mas que só seriam visitados quando necessário.

BRQ Digital Solutions

Depois de descobrir que mais de 50% dos funcionários se sentem mais confortáveis trabalhando de casa e que outros 72% pensam ter mais qualidade de vida assim, a empresa de tecnologia BRQ Digital Solutions que tem sede em São Paulo também seguiu a tendência e confirmou a home office permanente.

Enfim, a realidade de mudar da capital do estado para um município do interior envolve mais planejamento que apenas a mudança em si.

Alguns aspectos da rotina serão transformados, tanto em maneiras positivas, quanto em formas diferentes do que os moradores da capital normalmente estão habituados.

Além do mais, o diálogo transparente com a empresa para realização desta migração é fundamental para que a mudança seja realizada com sucesso em todos os aspectos.

Então, aproveite a onda de democratização do home office para sugerir que o trabalho remoto faça parte da sua rotina ao menos algumas vezes na semana. Isso já será um ótimo começo para experimentar a rotina de se deslocar alguns dias da semana do interior a capital.

Contar com um profissional capacitado e que conhece a cidade de destino também fará toda diferença para encontrar um local que atenda todas as suas expectativas - e até te surpreenda.

A Incorpore está há sete anos no mercado e já auxiliou mais de 1.700 famílias a morarem bem.

Se a ideia de mudar para o interior não sai da sua cabeça, converse com um dos nossos consultores e conheça as soluções em moradia que podem receber você e a sua família nessa mudança.

Postado 
3/12/20
 em 
Morar bem

More from 

Morar bem

 category

Ver todos

Assine nosso portal e receba no seu e-mail as últimas postagens.

Leia nossa política de Privacidade Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.