Durante algum momento do ano de 2020 você precisou fazer trabalho remoto?
E como foi esta experiência na sua casa? Com certeza foi um misto de sentimentos envolvendo conforto, economia de tempo, desafios para manter a concentração e produtividade.
Mas a verdade é que, mesmo diante dos desafios de trabalhar em casa, a maioria das pessoas gostou da experiência. É o que indica o relatório Quatro Ideias que Estão Moldando o Futuro do RH e da Contratação, realizado pelo LinkedIn.
70% das pessoas entrevistadas para o artigo informaram que gostariam de ter flexibilidade de horário ou trabalhar remotamente.
Uma porcentagem que demonstra o potencial de mudança no formato de trabalho e explica a transformação que está ocorrendo nos condomínios que passaram a incluir coworking em suas estruturas.
Você já ouviu falar sobre coworking em condomínio? Sabe como ele funciona?
Nós explicamos tudo o que você precisa conhecer sobre coworking em condomínio, quais são os benefícios e como é o funcionamento deste espaço em um local residencial.
Temos certeza que você vai desejar ter acesso a um espaço como este na sua próxima residência!
Mas primeiro, respondemos o básico:
O que é coworking?
O coworking é um escritório compartilhado por diferentes profissionais - normalmente autônomos e freelancers.
O coworking possui uma estrutura completa com mesas (estações de trabalho), cadeiras, internet de alta velocidade, energia elétrica, espaço para reuniões e também para refeições.
Dessa forma, todos os itens necessários para qualquer profissional trabalhar com conforto e qualidade de maneira remota estão disponíveis no coworking.
E para ter acesso a tudo isso, os profissionais pagam uma taxa mensal, considerada bem mais barata do que o valor que seria investido no aluguel e manutenção de uma sala comercial.
Para quem passou a trabalhar remoto ou de maneira híbrida, o coworking representa a facilidade de não precisar investir em móveis, reformas ou de liberar um espaço dentro de casa para o home office.
E isso nos leva ao conceito de coworking em condomínio!
Os benefícios do coworking em condomínio para o trabalho híbrido e remoto
Por ser tão completa, a estrutura do coworking se mostrou ideal para os profissionais que passaram a trabalhar em casa.
Imagina um condomínio vertical ou de casas onde parte considerável dos moradores está em trabalho remoto. Dentro de cada moradia, foi necessário fazer adaptações para ter algum nível de conforto e qualidade para trabalhar.
Toda essa mudança pode ser feita de maneira conjunta, em prol do condomínio, com um resultado ainda melhor do que dentro das moradias.
Além disso, por melhor equipado que esses locais estejam, o trabalho remoto também enfrenta desafios relacionados à produtividade, interferência de outros moradores da casa - principalmente as crianças -, entre outras coisas que podem prejudicar o desempenho dos profissionais.
Outro detalhe é que depois de tanto tempo dentro de casa, é comum que os profissionais passem a sentir falta de interações sociais. Uma questão que influencia diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.
Por esses e outros motivos, por oferecer mais segurança aos moradores que não precisam se deslocar até o trabalho e por garantir que os moradores economizem no dia a dia, o coworking em condomínio é um grande benefício para os condôminos.
As grandes vantagens do coworking em condomínio na rotina dos moradores
Ter acesso a uma estrutura completa para trabalhar
Em casa, normalmente percebemos da pior maneira que, nem sempre, os móveis são adequados para o trabalho. Essa percepção vem através de dores nas costas, pernas e da queda na produtividade devido ao desconforto.
O coworking é um espaço planejado para o trabalho, com estrutura ergonômica adequada para que os moradores se dediquem às atividades sem se preocupar com desconforto.
Dessa forma, além de evitar problemas de saúde, o coworking facilita a concentração e melhora a produtividade em um ambiente totalmente voltado para o trabalho.
Menos distrações domésticas e foco maior nas atividades
Tá aí um desafio enfrentado por todas as pessoas que passaram a fazer home office: as obrigações domésticas e o convívio.
Ao mesmo tempo que o home office proporciona conforto e certo nível de liberdade, ele também desafia até os profissionais mais dedicados.
Realizar tarefas rápidas, dar aquela organizadinha na casa, preparar uma refeição rapidinha e ter momentos de distrações são desafios que passam a fazer parte da rotina.
E essas distrações ficam ainda mais difíceis quando se tem crianças em casa.
Como explicar para as crianças pequenas que o adulto está em casa, mas está trabalhando e tem muitas tarefas pela frente? E pior, que precisa de silêncio ou que não pode ser interrompido a todo momento?
No coworking em condomínio os profissionais contam com um espaço que é 100% voltado para a concentração e que permite foco total, sendo que as regras nesses espaços costumam ser bastante rígidas quanto ao silêncio, interações e uso de fone de ouvido.
Dessa maneira, o coworking em condomínio combina a liberdade do home office com o ambientes corporativo que encontramos no trabalho presencial.
Definição de horário
Outro desafio de trabalhar em casa que só é percebido depois de algum tempo em home office é que o trabalho passa a se misturar cada vez mais a rotina, tornando muito mais fácil perder o controle do horário de trabalho.
No último ano tornou-se comum o relato de pessoas que perderam a definição de horário de trabalho, fazendo jornadas de 10h a 12h por dia em casa.
Sem a necessidade de se deslocar de volta para casa, ficou muito mais fácil perder o horário e se estender mais do que devia vários e vários dias.
Dessa maneira, o coworking em condomínio auxilia a manter a definição de limites entre trabalho e casa, e ajuda a manter a rotina mais organizada.
No coworking em condomínio, por mais perto que a moradia esteja, os moradores ainda têm a obrigação de voltar para dentro dos lares, estar em contato com a família, preparar os filhos, ajudar nas tarefas e fazer as atividades que não estão mais ao alcance do olhar.
Possibilidades de networking
Por fim, todas as pessoas que já estiveram em um coworking sabem que fazer networking é uma das grandes vantagens de estar num escritório profissional compartilhado.
Além de trocar experiências, é muito comum que os profissionais fechem novos projetos e colaborem profissionalmente com as atividades dos outros profissionais.
Segundo o Censo 2019 da Coworking Brasil, cerca de uma a cada três pessoas já foi contratada ou contratou algum colega que conheceu no coworking. Ou seja, é propício para fechar negócios.
Os profissionais também relatam ter aprendido novas atividades ao compartilhar o escritório com um profissional de área diferente.
Bônus: economia financeira
Muitas pessoas relatam obter economia quando trabalham de casa, afinal, não é mais necessário utilizar o carro, Uber ou transporte público para se locomover.
Além disso, com o tempo que antes era gasto no trajeto de deslocamento, em trabalho remoto é possível utilizar aqueles minutos para aquecer ou cozinhar refeições semi-prontas.
E essa praticidade também acontece quando se trabalha num escritório a alguns passos de casa.
Ou seja, ter um coworking em condomínio ainda ajuda a economizar!
Leia também: 5 vantagens inquestionáveis que demonstram que vale a pena morar em condomínio fechado
O coworking em condomínio faz parte dos empreendimentos inteligentes
Segundo o Censo 2019 da Coworking Brasil, 60% das pessoas que trabalham nesse modelo compartilhado afirmaram ter melhorar na saúde, na organização pessoal, na produtividade, na vida social e no networking profissional.
Por todos esses motivos, é possível entender como o coworking em condomínio pode facilitar muito a rotina dos moradores.
Na hora de investir no próximo ou no primeiro imóvel próprio, optar por empreendimentos que tenham a estrutura necessária para atender as necessidades atuais dos moradores e da sociedade vai fazer toda diferença no dia a dia e na valorização do investimento.
No Villagio Cerquilho, novo condomínio de casas da Incorpore, o coworking é uma realidade.
O espaço foi projetado para acomodar o home office das famílias que poderão trabalhar em um local equipado e bem preparado, a poucos passos de casa, com total conforto e segurança sem a necessidade de se deslocar até o trabalho.
Se você está em busca de um lar preparado para receber a sua família e para tornar a rotina mais confortável e segura, converse com um dos profissionais da Incorpore!
Villagio Cerquilho
O Villagio Cerquilho está localizado na cidade de Cerquilho, a aproximadamente 145 quilômetros da capital. Um condomínio de casas com uma suíte e um quarto, equipado com coworking, espaço pet, horta compartilhada, brinquedoteca, salão de festas, redário, entre outros diferenciais feitos para melhorar e facilitar a vida dos futuros moradores.