Fazer mudança é um momento que sempre envolve muitos sentimentos: a animação por estar indo para um novo lar, o desafio de organizar todos os itens da casa, a responsabilidade de garantir que tudo vai estar encaixotado na hora que o caminhão chegar.

Além de tudo isso, é necessário pensar lá na frente: o que é possível fazer para que, dentro da casa nova, seja mais fácil desembalar e organizar tudo de novo? 

Como aproveitar os ajudantes e garantir que eles deixem cada caixa em seu devido cômodo para que você não se depare com itens da cozinha nas caixas que estão no quarto?

Dar conta de uma mudança, definitivamente, não é tarefa fácil. Mas depois que tudo está pronto, o sentimento de ser recompensado com tudo instalado na casa nova vale todo o transtorno.

Pensando nisso, elaboramos um manual para que você faça a mudança de casa sem dor de cabeça. 

Se você está passando por este desafio agora, veja o passo a passo que sugeri para você planejar e organizar sua mudança sem dor de cabeça.

Passo a passo para fazer mudança sem dor de cabeça

Planejamento: separe a mudança por ambiente

Atribua um número para cada cômodo, separe os itens e marque as caixas de acordo com o número do cômodo. Esse é o primeiro passo para você saber onde cada uma das caixas deve estar na hora de descarregar o caminhão.

O segundo passo consiste em separar os itens do cômodo, garantindo que itens que podem quebrar com facilidade não fiquem juntos de itens robustos que podem causar esse dano.

Dica extra: utilizar uma fita ou etiqueta para descrever o que está dentro da caixa. 

Em vez de nomear as etiquetas extras como “itens da estante'', utilize frases realmente descritivas como “livros e porta-retratos”, “objetos decorativos de vidro e porcelana”, entre outras coisas que vão facilitar e muito o momento de organizar tudo de novo.

Utilize caixas, saco plásticos, papel bolha e folhas de jornal

Muitas lojas e supermercados possuem caixas de sobra, por isso não é necessário que você invista comprando este item. Por outro lado, os sacos plásticos de 20, 30 ou 50 litros são ótimos para carregar itens como lençóis, edredons, cobertores e travesseiros.

O papel bolha vai evitar danos aos móveis - você também pode usar mantas, mas pode ser mais difícil ter uma manta para cada móvel. E as folhas de jornal devem ser usadas para embalar cada prato, xícara, travessas e demais itens que quebram com facilidade.

Facilite o transporte das caixas

A dinâmica de carregar várias caixas já é bem chata. Mas tudo fica ainda mais delicado considerando que será necessário se abaixar e levantar diversas vezes, empregando força e cuidados diferentes conforme o peso e conteúdo de cada caixa.

Por isso, uma ação simples que pode ajudar é fazer alças na lateral das caixas.

Basta usar um estilete ou uma faca para fazer um triângulo invertido na caixa. Depois de retirar o miolo do centro do triângulo, você vai ver que ficará um espaço adequado para encaixar as mãos e carregar as caixas, semelhante ao demonstrado no começo desse vídeo:

Este é mais um motivo pelo qual vale a pena investir na primeira etapa: a de organizar os objetos, garantindo que a quantidade de itens não seja muito pesada para o fundo da caixa.

Contrate um montador especializado

Em algum momento da sua vida você ou seus pais já investiram horas e muita disposição desmontando algum móvel sem muita habilidade e, depois, enfrentando ainda mais dificuldade para montar novamente com as portas e prateleiras nas posições corretas.

Por isso, contratar o serviço de um montador especializado é uma das principais recomendações que posso fazer, principalmente para móveis grandes como guarda-roupas e estantes.

Primeiro que montar estes móveis é mais complexo do que se imagina e, fazer isso sem muita experiência, pode causar danos irreparáveis, obrigando você a investir em um novo móvel.

Outro fator importante é que com o passar do tempo, o desnível natural das casas faz com que as partes dos móveis “se adaptem”, de maneira que prateleiras, gavetas e divisórias ganhem um formato particular.

Visto de fora, pode até ser imperceptível, mas na hora de montar, essa nova adaptação pode fazer com que as peças não se encaixem por estarem no local errado.

Dessa maneira, o montador especializado tem métodos de numeração e organização para garantir que todas as peças, parafusos, pregos e porcas sejam desmontados, guardados de forma organizada e que depois voltem para o mesmo lugar de origem.

Acredite, isso pode te poupar muito tempo!

Tire foto dos aparelhos eletrônicos conectados

Com a mudança feita e dezenas de caixas para serem organizadas na nova casa, muitas horas dos próximos dias vão ser empregadas para organizar tudo em seu devido lugar.

Em meio a isso, você com certeza vai recorrer a smart TV e ao som para ter companhia enquanto realiza os afazeres. Mas esse simples desejo pode se tornar uma missão complexa em meio à desorganização.

Uma medida simples, como tirar fotos dos cabos e conectores dos aparelhos eletrônicos instalados antes da mudança, pode ajudar muito e economizar o tempo que você gastar para instalar tudo de novo.

Você sabe a diferença entre frete e transportadora?

Por muito tempo foi comum a contratação de fretes para a realização de mudanças. Normalmente, tratava-se do serviço de um motorista, mais um ou dois ajudantes que faziam o serviço de carregar e descarregar o caminhão.

Diante da demanda de um serviço mais especializado, surgiram transportadoras especializadas em fazer mudanças: um serviço mais completo, que considera a organização e visa facilitar a vida de quem está mudando.

No entanto, é necessário saber que este tipo de serviço tem valor agregado. Afinal, a transportadora costuma disponibilizar pessoas para auxiliar a empacotar a mudança de maneira organizada.

Um formato considerado ideal para contratantes que desejam apenas ter o trabalho de indicar as orientações e as caixas para os cômodos corretos.

Dica bônus: aproveite e separe objetos para doação

Fazer mudança é uma oportunidade de renovação em vários sentidos, inclusive dos itens que você tem guardado há muito tempo sem utilizar.

Recomendamos que você aproveite o processo de organizar e embalar tudo para separar itens que você não utiliza e, muitas vezes, nem se lembra mais da existência.

Uma boa maneira de identificar coisas que não são tão úteis quanto você pensa é usar a regra dos seis meses ou um ano. Caso você não tenha utilizado aquela peça ou item nos últimos seis meses ou um ano, vale a pena repensar se o destino dela é a casa nova ou a doação.

É possível fazer mudança sem dor de cabeça

O segredo para fazer mudanças sem dor de cabeça é o planejamento e a organização.

Separar, embalar, encaixotar, organizar, realmente são tarefas difíceis, mas que podem se tornar ainda mais desafiadoras se forem feitas sem muito planejamento.

Tenha certeza que se organizar e criar um planejamento antes de encaixotar toda a mudança é a principal maneira do seu eu do futuro agradecer e reorganizar tudo com mais facilidade depois.

Lembre-se: além do trabalho de remontar a casa novamente, a mudança por si só já traz junto o desafio de conhecer a nova casa, a vizinhança e até mesmo enfrentar mudanças na rotina.

Por isso, faça todo o possível para facilitar este momento. Tenho certeza que com essas dicas sua próxima mudança vai ser muito mais fácil!

Postado 
21/9/21
 em 
Morar bem

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