A ideia de morar no interior tem se materializado em planejamento para milhares de moradores das capitais que almejam uma vida mais tranquila, com mais qualidade e bem-estar.
Enquanto mudar de casa é uma realidade que representa diversos desafios, mudar de cidade é uma verdadeira transformação para qualquer pessoa.
E o primeiro fator a se considerar para executar essa mudança são os benefícios que vamos encontrar ao trocar a capital por uma cidade interiorana.
Por isso, elaboramos um artigo com todas as vantagens de morar no interior que vão te auxiliar a identificar os benefícios que você está procurando.
Quais as vantagens de se morar no interior?
1) Transporte e locomoção
Com o número elevado de habitantes, somado ao crescimento e extensão territorial, o fluxo intenso de pessoas indo às áreas industriais, às universidades, movendo-se de um bairro ao outro para trabalhar, comprar e socializar, é fato que o transporte é um desafio para as grandes cidades.
Nesse sentido, as cidades do interior têm o benefício de ter esses desafios reduzidos proporcionalmente de acordo com o número de habitantes.
Além do mais, muitas cidades do interior que estão em pleno desenvolvimento utilizam o crescimento desenfreado dos grandes centros como exemplo de erros para não cometer diante desse crescimento.
Isso fez com que municípios planejassem e implementassem sistemas de transporte eficientes e com capacidade para acompanhar o crescimento da população nos anos futuros.
E muitos dos que ainda não fizeram isso, estão se planejando usando os casos positivos de sistemas de transporte público eficientes como referência para guiar o planejamento.
2) As cidades estão em expansão
Existem dezenas de fatores que estão colaborando para o crescimento das cidades do interior.
Por estarem distantes, nos entornos ou extremidades dos grandes centros, os municípios do interior normalmente tem a economia baseada na agricultura ou agropecuária, indústrias dos mais variados tipos, fábricas, entre outras coisas que promovem a movimentação financeira na região.
Além de investimentos, estas características fazem com que a cidade passe a necessitar de mão de obra cada vez mais qualificada, incentivando a instalação de universidades, campus e cursos técnicos que atraem estudantes de outras cidades e estados.
Tudo isso demonstra o cenário positivo e a possibilidade de aproveitar as oportunidades profissionais geradas por essas transformações.
3) Interações mais humanas
O crescimento populacional e territorial nas cidades do interior não representa, no entanto, a limitação nas interações sociais entre os moradores.
É que um dos fatores que colaboram para esse ‘distanciamento’ são: a pressa do dia a dia, somada a automatização dos serviços.
O que ainda não é uma realidade na maioria dos municípios do interior, fazendo com que as pessoas precisem interagir mais, desde ambientes de trabalho, até em atividades como fazer compras no mercado, panificadora, restaurantes, entre outras coisas.
Além do mais, as demandas nestas cidades também costumam ser limitadas ao horário comercial, já que o jargão “cidade que nunca dorme” e os estabelecimentos 24h não são realidade no interior.
Ou seja, vizinhos chegam e saem de casa geralmente em horários semelhantes, o que incentiva interações, que nem sempre ocorrem na capital devido ao fato que cada morador acaba tendo horários muito particulares de acordo com o trabalho exercido.
4) Mais facilidades para as crianças
Esta vantagem é bastante importante para quem deseja ter filhos ou quer ter esta possibilidade no futuro.
Mais do que o fator óbvio das crianças brincarem na rua e interagirem com crianças vizinhas, a estrutura das cidades do interior costumam ser mais receptivas para crianças e adolescentes.
As distâncias entre bairros são menores, é possível encontrar moradias mais próximas às escolas, possibilitando que eles vão e voltem com mais autonomia e segurança.
5) Acesso a natureza
Enquanto o entretenimento, o acesso a grandes shoppings, teatros e cinemas é um grande diferencial das capitais, nas cidades do interior é a possibilidade de ter mais contato com a natureza torna a vida mais tranquila.
E engana-se quem pensa que morar no interior é morar no mato.
A natureza está cada vez mais cerceada pelo avanço das cidades. E é por isso que muitas cidades do interior desenvolvem projetos de preservação, priorizam parques arborizados e estimulam que moradores auxiliem na manutenção das áreas verdes.
O bônus fica por conta das cidades do interior que possuem a sua volta quedas d’água, nascentes e outros atrativos que incentivam o ecoturismo e uma atividade que é impensável para quem está na capital:
Visitar cachoeiras, conhecer reservas ambientais e fazer trilhas a pé ou de bike. ;)
6) Oportunidade para investimento
Nas cidades do interior as oportunidades para investir estão em todas as áreas.
Geralmente, estas cidades ainda têm um potencial a ser explorado nas áreas de varejo e alimentação, pois ainda não possuem franquias que são tão populares nas capitais. O mesmo serve para área de educação.
Outra área que costuma ser vantajosa para os investidores é a de terrenos e imóveis.
Como as cidades ainda estão em crescimento, os terrenos adquiridos tendem a se valorizar muito nos anos futuros, gerando oportunidades únicas de obter retornos que deixariam qualquer investidor das capitais espantado.
7) Redução drástica no trânsito
Não tem como falar em morar no interior e não considerar que o trânsito caótico e as horas de congestionamento da capital serão eliminados nas cidades do interior.
E aqui, se aplica a mesma lógica do transporte público: menos habitantes, menos motoristas e menos veículos circulando nas ruas. Ponto positivo!
Da mesma maneira, as cidades do interior já tem se preparado para estruturar e planejar o trânsito de acordo com o crescimento da população, a fim de evitar os transtornos que são comuns na capital.
Outras cidades já possuem até mesmo serviços de transporte exclusivo para quem quer morar no interior e trabalha na capital. Nós fizemos um artigo inteiramente dedicado a isso que vale a pena acessar!
E não se engane se você acha que aplicativos como o Uber e 99Táxi ainda não chegaram nestas cidades. Além dos motoristas já estarem aproveitando esta oportunidade, você provavelmente não vai encontrar taxas tão altas quanto nos grandes centros.
8) Qualidade de vida
Por fim, seja pela soma de todas essas vantagens, ou pelo alcance do desejo de desacelerar a rotina, o ganho na qualidade de vida representa uma das grandes vantagens de morar no interior.
A possibilidade de ir e vir com muito mais facilidade, de se deslocar ao trabalho, passar por mercados e panificadoras na volta para casa, morar perto de escolas e academias, ter interações sociais de qualidade, entre outras coisas, colabora para que o nível de satisfação dos moradores se eleve no interior.
Se você faz parte do grande número de pessoas que está em busca de moradias no interior, converse com um profissional capacitado, que vai te auxiliar a encontrar a cidade e o imóvel que mais atendem às necessidades da sua família.
Nossos profissionais estão à disposição para esclarecer suas principais dúvidas sobre moradia nestas cidades. Basta clicar aqui para iniciar uma conversa no WhatsApp!