Por muito tempo você se planejou, economizou o dinheiro de algumas atividades, investiu em outras mais rentáveis ou simplesmente fez aquela poupança com depósitos mensais que só sairiam de lá para um único objetivo: comprar a própria moradia.
Os planos foram muito bem e, finalmente, este momento tão esperado chegou.
Em todos esses anos planejando, essa realização parecia tão distante que você foi adiando uma outra decisão importante para este momento: é melhor comprar uma casa pronta ou construir?
Agora chegou a hora e você ainda não decidiu.
Fazer essa escolha tá sendo mais difícil do que o esperado, não é? E com toda razão. Você deu duro até aqui. Para fazer valer toda a dedicação essa escolha precisa ser certeira para você, para sua família e seus pets.
Independente dos moradores que vão dividir este espaço com você, a casa precisa transmitir o significado de morar bem em todos os detalhes.
Por isso, com a experiência de quem já construiu muitas casas, apartamentos, condomínios residenciais, prestou consultoria a loteamentos, realizou pesquisa para entender o comportamento de quem deseja a casa própria, nós vamos te ajudar com esta decisão.
Abaixo, listamos as principais informações que você precisa saber sobre comprar uma casa pronta ou construir um imóvel.
E acredite, não tem segredo ou fórmula mágica para decidir. Mas sim, um conjunto de decisões acertadas.
Vamos lá!
Construir ou comprar um imóvel pronto?
Antes de avaliar a parte prática, comece pensando no momento que você está vivendo agora.
- Você tem urgência para se mudar?
- O que você espera do seu futuro lar?
- Quais são suas prioridades: ter espaço de sobra para as crianças ou o espaço para trabalhar de casa é o maior diferencial?
- Sua rotina permite que você acompanhe de perto as etapas de um obra?
- Você tem disposição e interesse para se envolver ou vai precisar contar com um profissional que supervisione a construção?
Todas essas perguntas são importantes porque vão ajudar a definir questões que também precisam caber no planejamento do seu futuro lar:
- Orçamento
- Tempo disponível e rotina atual
- Estilo de vida individual e familiar
Mantenha esses tópicos em mente. Vamos explicar por quê cada um deles vai influenciar e ajudar a decidir entre comprar um imóvel pronto ou construir.
O que levar em consideração na hora de comprar ou construir?
Orçamento
Em todos estes anos, a partir do nosso principal propósito, que é fazer as pessoas morarem bem, nós definimos um método que torna possível colocar em prática aquilo que acreditamos e aquilo que as pessoas desejam.
Afinal, de nada adianta sonhar e criar expectativas com ideias que não cabem no orçamento ou que estão muito acima do valor imaginado para investir.
O orçamento deve nortear todas as escolhas e decisões da sua futura moradia. Ele será o seu ponto de partida e também de chegada.
É a partir dele que nós damos forma e materializamos as expectativas.
Neste processo, um profissional capaz de conciliar o que você deseja com o que está dentro das suas possibilidades vai fazer muita diferença.
Estima-se que a construção de uma casa pode ser variavelmente mais barato que a aquisição do imóvel pronto. Mas isso não é regra e, dependendo das suas escolhas, pode ser ligeiramente mais caro.
O financiamento de imóveis prontos, seja casa ou apartamento, é o mais popular e costuma ser mais fácil.
Ao optar por financiamento, diante das opções disponíveis, faça uma análise junto aos profissionais especializados - corretores, construtora, incorporadora.
Muitas construtoras oferecem opção de financiar diretamente com elas, o que pode facilitar e oferecer condições melhores de negociação.
Se você pretende contar com linhas de crédito para construir, ao contrário do financiamento para a casa própria, elas costumam ser menos flexíveis e exigem valores de entrada maiores. Isso também causa impacto direto no orçamento, viu?
Com todas essas considerações, colocar tudo na ponta do lápis, numa planilha ou num caderno pode facilitar e muito as escolhas - que serão feitas com inteligência, embasadas em valores reais.
Tempo disponível e rotina atual
Em seguida, outro fator para se levar em consideração é o tempo.
Considerar a rotina permite fazer análise das prioridades da sua vida e dos detalhes que você não pode mudar, mas que vão influenciar na compra (e até no orçamento).
Por exemplo, uma obra vai exigir dedicação de tempo em várias etapas, como contratação de profissionais, compra de materiais, condições do tempo que podem atrasar a construção etc.
Por outro lado, um imóvel pronto vai exigir dedicação de tempo apenas nos dias em que você realizar visitas aos possíveis imóveis.
Essa procura pode durar alguns meses, é claro, mas a previsão de tempo investido procurando e visitando é bastante inferior ao do tempo investido numa obra.
Dessa forma, se você está num momento da vida em que o trabalho tem total prioridade na sua rotina, ter que dividir atenção e ocupar as poucas horas de descanso do seu dia com uma obra pode se transformar numa dor de cabeça.
Estilo de vida individual e familiar
Hoje já é possível escolher entre bairros, ruas, condomínio fechado, loteamento aberto tanto na hora de construir do zero ou de comprar o imóvel pronto.
O mercado imobiliário é amplo e oferece milhares de opções.
No entanto, o principal benefício de construir a casa própria é a possibilidade de cuidar dos mínimos detalhes do jeito que você e sua família desejam: metragem, dimensões das portas e janelas, quartos espaçosos e área comum mais enxuta ou então área comum mais espaçosa para famílias que compartilham tempo de qualidade.
É possível cuidar de tudo.
No entanto, se a ideia é mudar com urgência e transformar o aluguel em parcelas da sua moradia, essas questões tornam-se secundárias, dando lugar a um objetivo que deve ser tratado como principal: encontrar a moradia que tenha os atributos e características que atendem a toda a família da melhor maneira.
No fim, ter um quarto um pouco menor que o esperado ou uma sala maior que o necessário não vai fazer tanta diferença diante da importância que é o sentimento estar morando bem.
Com ajustes nos móveis e decoração, é possível aproveitar muito bem os espaços, dando uma nova cara até mesmo para aqueles cômodos que você teria construído completamente diferente.
Lembre-se: nem tudo é definitivo. Após a aquisição da casa, quem sabe você não inicia um projeto de uma reforma para deixar tudo do seu jeitinho.
Enfim, a melhor opção
Após tantos detalhes, você já entendeu que não existe melhor opção. O conceito de morar bem que aplicamos em todas as nossas negociações, prioriza sobretudo o momento que cada morador está vivendo.
Considerar os planos individuais, da família, o que vem pela frente, os principais desejos que motivam a busca pela própria moradia torna todo o processo mais claro.
Todos esses detalhes e considerações devem estar financeiramente alinhados.
Contar com profissionais de confiança será um grande diferencial para te deixar seguro. Mais do que apenas fazer uma venda, estes profissionais desejam tanto quanto você encontrar a moradia ideal e buscam a satisfação de seus clientes.
Por fim, não tem segredo: o processo de compra ou construção do novo lar é trabalhoso, mas pode ser muito prazeroso e você deve aproveitar cada parte dele.