Muito se fala sobre as melhores opções de investimento, mas ainda há muita dúvida sobre o assunto, sobretudo porque a melhor opção para o investidor A pode não ser a melhor opção para o investidor B.
Se você fizer uma busca breve no Youtube, será bombardeado por dezenas de opções de vídeos sobre investimento e, sem dúvida, encontrará especialistas com opiniões opostas sobre o mesmo tipo de investimento.
A verdade é que o perfil do investidor faz toda diferença na hora escolher a melhor opção. Pensando nisso, nós esclarecemos uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam investir: o melhor investimento é imóvel ou aplicação?
Acompanhe o texto para entender qual tem mais a ver com o seu perfil.
O melhor investimento é imóvel ou aplicação? Entenda
Se você quer investir, mas não sabe qual a melhor opção para fazer seu dinheiro render mais, saiba que existem opções de investimento de sobra, mas nem todas trarão o retorno nas condições que você espera.
Enquanto a construção traz a solidez que é inegociável para muitos investidores, a possibilidade de ter mais rentabilidade com aplicações atrai pessoas que estão dispostas a arriscar para obter maior retorno - e em alguns casos, ter prejuízo.
Entenda as principais diferenças entre investimento em imóvel ou aplicação:
Investimento em imóvel
O investimento em imóveis para alugar ou vender é um dos mais populares e tradicionais formatos de investimento. Trata-se do investimento ideal para quem busca solidez.
O investimento em imóveis possibilita obter retorno tanto com aluguel, quanto com a venda posterior do imóvel adquirido.
No entanto, existem algumas recomendações decisivas para quem vai fazer esse tipo de investimento:
- Conhecer a cidade e o mercado imobiliário
- Conhecer a localização e o potencial de expansão
- Estudar o empreendimento e seu potencial de valorização
- Conhecer o histórico e perfil da construtora
Além disso, estar atento às principais mudanças e tendências de comportamento fará toda diferença na hora de escolher um imóvel que será valorizado.
No último ano, vivenciamos o crescimento da valorização do bem-estar e do sentimento de segurança, o que fez as pessoas valorizarem ainda mais o lar.
Além disso, no primeiro trimestre de 2021, o número de financiamentos de imóveis cresceu 113% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.
O crescimento se deu graças ao período de baixa na taxa de juros.
Outro benefício de investir em imóveis é que, mesmo em cenários de crise, a tendência é que a procura por imóveis aumente, eles sejam valorizados e o preço do aluguel suba.
Mais uma informação interessante é que um imóvel pode gerar muitos benefícios fiscais ao proprietário, como deduções em impostos sobre a propriedade, juros, depreciação, seguro, entre outras coisas.
É importante lembrar que, como comprador, será necessário realizar manutenções, arcar com taxas e burocracias, o que reforça a importância de investir em imóveis cuja estrutura tem o necessário para oferecer potencial de retorno.
Aplicação financeira
A aplicação financeira trata-se do investimento em um título ou ativo oferecido pela instituição financeira, como ações de uma empresa, fundo de investimento, ações na Bolsa, etc.
Existem diferentes tipos de aplicações financeiras, que podem ser separadas em três grupos principais:
- Rendimento
- Vencimento
- Liquidez
Na prática, as aplicações consideradas mais conservadoras oferecem menor rentabilidade, mas também menos risco. Já os mais rentáveis, como as ações e fundos multimercados, também oferecem maiores riscos.
Além disso, nas aplicações de renda variável, como no caso de ações de uma empresa, não é possível prever qual será o retorno do investimento, pois o rendimento depende da lucratividade dessa empresa e das flutuações do mercado financeiro.
Por outro lado, nas aplicações de renda fixa, é como se o investidor fizesse um empréstimo ao Governo ou à uma instituição financeira.
Em troca, o investidor recebe uma remuneração pré-estabelecida, em um prazo definido junto à instituição.
Melhor investimento imóvel ou aplicação: a opção definitiva
Nos últimos anos, o investimento em imóveis tem se provado novamente como uma ótima opção para obter retorno lidando com pouquíssimos riscos.
Para os investidores, fica a dica de investir em imóveis na planta, que oferecem a possibilidade de retorno ainda mais positivo do que aqueles que adquiriram o imóvel finalizado.
Nessa hora, vale a pena ficar atento às tendências e comportamento dos moradores, tipos de atividades e moradias que estão sendo valorizadas, além de acompanhar pesquisas e estudos que mostram a forma que as pessoas estão se relacionando com o lar.
Todas essas informações farão diferença para acertar no investimento de imóvel.
Por outro lado, se você está em busca de investimentos contínuos, menos duradouros, mas com maior diversidade de possibilidades, as aplicações podem ser a melhor opção.
Certifique-se de buscar profissionais especialistas e instituições autorizadas para acertar e ter orientação na hora de escolher as melhores aplicações.