Depois de ajudar mais de 1.700 família a realizar o sonho de morar bem, com milhares de negócios imobiliários realizados, vendas de lote e incorporações de terrenos para empreendimentos bem sucedidos, alcançamos inteligência de mercado que somente muita experiência é capaz de proporcionar.
Junto com a expertise, também conquistamos algo de valor inestimável: a confiança de milhares de famílias.
Ao longo do caminho, passamos a conhecer profundamente os desejos escondidos por trás do sonho que cada morador tem em relação ao próprio lar:
- A forma como as ideias são projetadas
- Expectativa para ver tudo pronto
- Urgência para mudar o quanto antes
- Paciência para ver um lar ser construído do zero
Tudo isso sob a pressão de fazer o melhor planejamento possível para preservar a saúde financeira da família durante todo o processo - e nos próximos anos, em caso de financiamento.
O investimento no próprio lar é repleto de tomadas decisões.
Seja para uma grande família ou para um indivíduo em busca da própria autonomia, muitas dúvidas e incertezas aparecem no caminho.
Foi pensando em facilitar esse processo e oferecer mais segurança para quem está adquirindo um imóvel ou terreno que nós criamos o método Incorpore, baseado em 5 etapas de aquisição.
Se você tá em busca de informações para tomar decisões acertadas na aquisição do próprio lar, acompanhe até o fim.
Conheça as 5 etapas de aquisição da casa ou terreno
Os estágios têm como principal objetivo ajudar a proporcionar uma compra mais consciente e que traga mais satisfação para você e sua família.
A maioria das pessoas passa por todas ou quase todas as etapas. Então, preste atenção em cada uma delas:
Etapa 1: a materialização de morar bem
Esse é o primeiro estágio de compra e corresponde a uma decisão considerada emocional.
Aqui é onde as pessoas começam a idealizar o que é morar bem. É onde também começam as particularidades.
Cada pessoa tem uma compreensão do que é morar bem: para alguns é estar com a família ou perto dos pais, para outros é estar numa casa bem localizada, para outros é ter a oportunidade de acessar uma casa de lazer no campo.
Morar bem depende de inúmeros fatores. É é muito importante que tenhamos consciência de qual é o fator que nos provoca o sentimento de que, enfim, moramos na casa que sempre desejamos.
É aqui também, nesta etapa tão emocional, que cabe uma dica importante para equilibrar as expectativas com uma dose de realidade.
Enquanto imagina o imóvel ideal, responda: quanto você pretende gastar? Qual o valor de entrada necessário? Irá construir ou reformar?
Saber tudo isso vai te ajudar a chegar a um denominador comum, que une aquilo que você deseja com aquilo que você realmente tem a possibilidade de adquirir.
Por exemplo: se você quer um apartamento na capital, no melhor bairro, pode não ter condições de ter um apartamento de 70 m², sendo obrigado a diminuir o sonho para 40 m².
Já se a ideia é mudar para o interior, é possível comprar um terreno e construir uma casa maior - ou mesmo comprar um apartamento grande por um valor mais acessível que o apartamento no melhor bairro da capital.
Então, a dica é saber qual o seu sonho para saber se você vai conseguir viver de acordo com ele.
Além disso, pesquise sobre a área que você deseja morar, pesquise sobre os acabamentos que você mais deseja, pesquise sobre quanto custa construir a casa do tamanho que imaginou. Enfim, pesquise muito!
Etapa 2: construindo o sonho
Antes que você se pergunte se esta não deveria ser a primeira etapa, pense com a gente: do que adianta sonhar com uma casa se você ainda não entendeu o que morar bem realmente significa para você?
É preciso saber o que você considera como uma moradia ideal. Aí sim, tá liberado começar a sonhar com o futuro.
“Nesse estágio, gostamos de dizer que a pessoa deve sonhar muito, pois é a partir do sonho que as pessoas criam forças para atingir seus objetivos. À Incorpore, cabe alimentar esse sonho com muitas ideias executáveis e insights.”, explica Bruno Mantovani, fundador da Incorpore.
O estágio do sonho também é considerado um estágio emocional e tem relação direta com tudo que desejamos ao longo da vida quando o assunto é moradia.
Por isso, assim como a etapa 1, essa etapa também precisa de um pouco de equilíbrio e racionalidade.
DICA
Tente encarar o sonho não apenas como uma moradia, mas como um investimento que, a longo prazo, precisar funcionar, mesmo que você e sua família se mudem dali.
Ao invés de olhar um bairro planejado, um terreno ou um apartamento de forma emocional, comece a olhar com olhos de investidor. Pense: esse local vai se valorizar com o tempo?
Eu se eu conseguir vender meu terreno por um preço maior do que comprei e talvez usar esse dinheiro para dar entrada em um apartamento que sonhei?
Outro ponto importante é sempre analisar o espaço antes de comprar. Veja se aquele apartamento, que parece perfeito, não tem nenhum problema estrutural que vai te custar uma reforma muito grande em poucos meses.
DICA
Sempre opte por fazer uma vistoria antes de fechar o negócio - isso evita muita dor de cabeça, mesmo que você tenha que pagar por ela do seu próprio bolso!
Etapa 3: integração da família e companheiros
É nessa etapa que as coisas consideradas emocionais e racionais começam a ficar mais equilibradas, pois integrar as pessoas que dividirão a casa com você ao seu sonho exige que você torne as coisas mais práticas.
Por isso, a família deve ser totalmente integrada este sonho, fazendo com que o conceito de morar bem se estenda para todos os futuros moradores da casa.
Nesse estágio, você encaixa as pessoas que ama dentro do seu sonho e do que entende como morar bem. Pais, amigos, companheiros, animais de estimação, ou independente de quem for dividir este espaço com você deve ser considerado.
Quer ver?
Muitas vezes um imóvel parece perfeito, mas é distante da escola e vai impedir que os filhos tenham mais autonomia indo a pé.
A casa pode ser feita na medida para um casal, mas nenhum pouco preparada para receber um cachorro ou gato.
Somente assim é possível evitar a necessidade de mudança quando os planos futuros (filho, bichinhos de estimação, receber os pais) começam a se concretizar.
Etapa 4: colocando o plano em prática
Chegamos a primeira decisão completamente racional. Essa etapa tem como objetivo evitar que o cliente se baseie apenas nas decisões emocionais e consiga enxergar a compra de maneira prática para fazer o melhor negócio possível.
Nessa etapa, é onde nós vamos entregar ao cliente o que é real, trazer os pés dele para o chão e mostrar as possibilidades que se encaixam em todos os estágios da melhor maneira possível.
É nessa etapa também onde passamos a agir ativamente para dar segurança ao cliente e informá-lo de forma completa e transparente.
E lembre-se: planejar é mudar e estar aberto às transformações exigidas para que o negócio seja de qualidade.
“É quando decidimos com base apenas no emocional que as decisões erradas acontecem. Por isso, planejar é fundamental para que o sonho de morar bem se torne concreto”, explica Bruno.
E nessa hora, não deve-se pensar apenas o investimento pontual na casa.
É necessário considerar o condomínio (se tiver), as contas de água e energia, a escola dos filhos, entre outras coisas que vão estar presentes todos os meses após a compra do imóvel ou terreno.
Por outro lado, você já pode diminuir aqueles gastos que não são tão essenciais, como as saídas para comer fora no fim de semana, viagens muito caras todos os anos, passeios que custam mais do que deveriam, etc.
Ao criar o seu plano financeiro, é importante tentar diminuir ao máximo os gastos excessivos para que seja possível poupar - afinal, poupar é a única forma de conseguir dar entrada em um terreno ou em um apartamento.
Então, comece hoje mesmo a fazer uma lista com seus principais gastos e entender quais podem ser diminuídos ou até eliminados de vez.
DICA
Se você tiver dificuldades em fazer isso, sugerimos que pegue a fatura do cartão de crédito do mês anterior e veja item por item com o intuito de entender melhor o que foi gasto de forma desnecessária e o que realmente precisava estar ali. Faça uma planilha e some todos eles - você terá uma surpresa com o quanto poderia ter economizado!
Etapa 5: enfim, o momento da compra
Por fim, chegamos até o último e principal estágio, considerado também uma decisão racional. Comprar é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa e essa é uma decisão que não pode ser feita de maneira simples, fácil e rápida.
Esse é um momento onde precisamos contar com pessoas que têm experiência e podem ajudar com diversas questões burocráticas que virão.
“Nesse estágio, a Incorpore apoia e orienta sobre como funcionam todos os processos de financiamento, taxas, custos de cartórios, prefeituras e imposto de renda”.
Com este método, a ideia da Incorpore é acompanhar o cliente nos cinco estágios para garantir que ele consiga fazer um negócio que realmente faça sentido para a sua vida.
Mais do que comprar uma casa, é preciso morar bem nela.
Se você se identificou e conseguiu visualizar o quanto cada etapa pode auxiliar diante de difíceis decisões, saiba que você já está pronto para começar iniciar uma conversa com Incorpore.
Clique aqui se você quiser conversar com um dos nossos consultores!