Você já ouviu falar que, dependendo a situação, ter muitas opções de escolha em vez de facilitar dificulta o processo de tomar uma decisão?
Saiba que muitas pessoas se sentem assim na hora de adquirir um imóvel, seja para morar ou investir. Afinal, é melhor comprar um apartamento, uma casa ou um terreno?
As três opções são completamente distintas, atendem necessidades bem diferentes, e ainda assim, representam uma possibilidade que causa dúvida e insegurança a centenas de famílias, casais e indivíduos que estão em busca de um lar para morar bem.
Como incorporadora, atuando há 7 anos no mercado, já nos deparamos com diversas questões que envolvem esse mesmo questionamento.
Por outro lado, escolher entre um apartamento, uma casa ou terreno não é apenas sobre moradia. É também um investimento de grande significado na renda das famílias, por isso, precisa ser feito de maneira estratégica.
Esse artigo busca, com base nas milhares de negociações que realizamos, apresentar a você os principais pontos que costumam facilitar a escolha dos nossos clientes diante dessa grande decisão.
Então vamos lá!
Qual a melhor opção: comprar um apartamento, uma casa ou terreno?
O primeiro passo é começar considerando o seu objetivo: você vai morar ou investir para alugar/vender futuramente?
Quando a compra da casa própria é destinada para a família morar, esse investimento costuma representar sonhos, desejos, expectativas sobre o imóvel, o que influencia diretamente nos futuros detalhes que virão a partir dessa decisão, pois a compra representa apenas o início.
Agora, quando a compra é para investimento, a escolha costuma ter um caráter mais desapegado, sendo que o investidor costuma priorizar detalhes como localização em áreas bem valorizadas ou em processo de valorização.
Afinal, futuramente na hora de alugar ou vender, a família que for ocupar aquele local também vai valorizar, dentre tantas coisas, a proximidade com locais estratégicos, a facilidade de acesso e mobilidade.
Agora que você começou a refletir sobre o objetivo da aquisição, vamos aos detalhes práticos.
Orçamento disponível
Antes de qualquer coisa, costumamos sempre reforçar que o primeiro passo para a realização de um sonho é o planejamento. Logo, o orçamento representa o pontapé inicial que vai guiar todas as demais possibilidades.
Nesse quesito, dentre as três opções, investir num terreno costuma ser a opção mais barata se você parar por aí e for esperar os anos fazerem o trabalho de valorização.
Quando o assunto muda para construir no próprio terreno, esse valor tranquilamente é maior que a compra de um apartamento e pode ultrapassar o preço de comprar uma casa que já está pronta, dependendo da escolha dos materiais.
Por isso, comece pensando no quanto você tem disponível e como essa aquisição vai implicar no orçamento familiar nos meses e anos futuros (na hipótese de um financiamento).
Expectativas sobre o imóvel
Construir a casa com todos os detalhes imaginados é uma escolha que muita gente não abre mão, mas isso não significa que é sempre a melhor opção.
Existem milhares de opções de casas e apartamentos, sendo que os últimos lançamentos estão sempre acompanhando a transformação das necessidades e formatos de família que ocorreram com o tempo.
Além do mais, mesmo na aquisição de um apartamento ou casa que está pronta para morar, há a possibilidade de realizar reformas para atender alguns desejos pontuais.
Ou seja, seria apenas uma questão de realocar o orçamento, e ainda manter a possibilidade de mudar muito mais rápido.
Depois de analisar as implicações financeiras e expectativas, vamos falar da parte que mais interessa: qual é mais vantajoso?
Vantagens de comprar um apartamento
Agilidade para mudar
Com exceção da compra de apartamentos na planta, quando falamos em comprar um apartamento, geralmente implica num processo de mudança mais rápido. Sendo assim, para quem tem pressa para se mudar, o apartamento é mais interessante.
Lembrando que essa verdade se aplica principalmente aos apartamentos recém lançados que estão prontos para receber os moradores.
Ainda assim, mesmo nos apartamentos que precisam passar por alguma reforma, o tempo estimado costuma ser muito inferior ao da construção de uma casa do zero.
Aquisição sem dores de cabeça
Construir é uma delícia para quem tem o sonho de escolher cada detalhe, mas toda obra é passível de problemas e dores de cabeça que são evitados quando compramos um apartamento pronto.
Então, se você não está a fim de passar por uma obra, não tem tempo disponível para se envolver com um projeto que exige energia, sem dúvidas, comprar um apartamento é a melhor opção para você.
Gastos previsíveis
Por fim, um apartamento não precisa de reformas pode custar mais, porém, esses gastos são únicos, enquanto uma obra pode acabar trazendo gastos que não estavam previstos.
No caso do apartamento especificamente, se ele for novo, você tem a garantia que ele não terá nenhuma preocupação nesse sentido. Então, quem tem um valor fixo para investir e não quer surpresas, optar pelo apartamento pode ser uma escolha mais razoável e segura.
Vantagens de comprar uma casa
Disponibilidade de espaço
A aquisição de uma casa pronta para morar compartilha de muitos benefícios semelhantes ao da aquisição de um apartamento.
Mas o principal diferencial que leva famílias a optarem pela casa é o espaço, que costuma ser maior e mais privativo que dos apartamentos.
Seja em lotes individuais ou em condomínios, as casas costumam contar com sobra de terreno que as torna bastante valorizada.
Além do mais, sempre que a família de um casal cresce, a casa costuma ser a primeira opção que vem à mente quando há a necessidade de mais quartos.
Diversificação de opções em lotes ou condomínio
As cidades estão cada vez maiores e sua expansão se dá principalmente nas extremidades dos bairros ou em regiões que antes eram inabitadas.
E o que pode parecer uma desvantagem, se mostrou um grande fator de valorização nos últimos anos.
Isso porque a construção de novos loteamentos implica também que outros atributos básicos também serão novos: asfalto, saneamento e rede de distribuição de energia na localidade, até mesmo a instalação de serviços de internet já é feita diretamente com fibra óptica em muitos locais.
Nas cidades próximas às grandes cidades, a questão de mobilidade também tem sido levada em consideração para facilitar o acesso rápido aos centros urbanos.
Ou seja, mais um ponto positivo!
Promoção de interesses conjuntos
Ao comprar uma casa em condomínio fechado, assim como viver em apartamento, isso implica em compartilhar muitas coisas relacionadas ao espaço com os vizinhos.
E isso é positivo de várias maneiras!
Sabe por que?
Os principais empreendimentos fazem estudo de público-alvo, compreendem as necessidades dos futuros moradores e levam em consideração os anseios na hora de construir os espaços compartilhados.
Além do parquinho para crianças e área de passeio nos limites do condomínio, os novos condomínios já estão incluindo espaço para trabalho remoto compartilhado e também horta para os moradores.
Dessa forma, os interesses compartilhados, quando materializados, se transformam em praticidade para realizar várias atividades sem precisar se deslocar para o exterior do condomínio.
Vantagens de comprar um terreno
Quitação mais rápida
A primeira grande vantagem de adquirir um terreno é que essa aquisição pode ser mais rápida, pois o valor é mais baixo do que um apartamento - na maioria das vezes.
Além disso, normalmente o comprador costuma ter um dinheiro guardado para fechar o negócio o quanto antes.
Tudo depende de qual terreno você escolher e das condições gerais, mas normalmente a compra é feita com mais rapidez e menos burocracias do que no caso de um apartamento ou até mesmo de uma casa.
Por isso, se você tem pressa de investir o dinheiro que possui no banco, o terreno é uma solução.
Aquisição sem dívidas altas
Ainda pensando na questão de pagamento, vale lembrar que um terreno geralmente custa menos e, por isso, você vai ter dívidas menores mesmo se financiá-lo em algumas vezes.
Isso faz com que a parcela fique menor ou que o financiamento acabe muito mais rápido, o que tem impacto direto no orçamento familiar.
Obviamente, tudo depende da escolha do terreno, pois há casos onde eles custam até mais em comparação a uma casa ou apartamento, considerando a localidade, tamanho, etc.
Construção do jeito que você sonhou
Sem dúvidas, essa é a vantagem que todo mundo quer ter: construir uma casa do jeitinho que estava nos seus sonhos.
Poder escolher o piso, a cozinha, o tamanho dos quartos, decidir se é mais interessante ter uma cozinha maior do que a sala ou vice-versa, decidir sobre o quintal, a garagem.
Enfim, a aquisição de um terreno para construir uma casa significa que todos os detalhes dela poderão ser escolhidos a dedo.
Lembrando que tudo também vai depender do seu orçamento. É preciso considerar se ele é suficiente para que a sua nova casa saia dos sonhos e se transforme em realidade.
Três opções com alta valorização
Por fim, independente da escolha, as três opções costumam se valorizar ao longo dos anos, com raríssimas exceções de locais que perdem valor por problemas como fábricas, barulho excessivo, linhas de metrô passando próximo, etc.
Pensar de maneira prática, fora do campo das ideias, buscando compreender se o seu planejamento financeiro realmente funciona a longo prazo para qualquer uma dessas aquisições vai facilitar bastante a tomada de decisão.
Mesmo que você ainda não tenha escolhido, conversar com um profissional experiente poderá ajudar bastante neste momento.
Muitas vezes, nós já temos até opções prontas de casas, apartamentos ou terrenos que auxiliam a evoluir esse processo - principalmente quando o comprador se vê diante de opções com benefícios e implicações tão claras.
Então, não hesite em chamar nossos consultores para conversar!